Apresentação sem título-6.jpg

Ensino Fundamental

IMG_9288.jpg
IMG_6443.jpg
20210825_142702.jpg

A Hiboo é uma escola bilíngue, jovem e acolhedora, que atende crianças a partir dos 6 meses de idade. Foram 5 anos dedicados exclusivamente à educação infantil até a abertura das atividades do ensino fundamental, em 2022, com a turma de 1º ano. A cada ano será iniciada a turma seguinte de ensino fundamental, evoluindo gradualmente em compasso com as crianças.

Ciência, pesquisa e estudos de diversas áreas fundamentaram a construção da nossa proposta de ensino, que coloca cada criança no centro do processo de aprendizagem. São poucas turmas e em tamanho reduzido. Nos organizamos em formato de uma pequena comunidade, preservando a proximidade das relações com cada família e cada criança e individualizando o processo de aprendizagem.

A metodologia procura compreender as necessidades da criança, bem como os incentivos que a colocam em ação para, então, entender a lógica de seu desenvolvimento.

Para o ensino fundamental a Hiboo desenvolveu seu programa em conjunto com a Camino School, escola parceira que compartilha dos mesmos valores, visão, princípios e métodos pedagógicos. 

“Os não alfabetizados do século 21 não serão os que não sabem ler e escrever, mas sim os que não sabem aprender, desaprender e reaprender.”

Alvin Toffler

20210222_161303.jpg
Apresentação sem título-7.jpg
20210517_170017.jpg

Metodologia e Premissas

Metodologias e práticas pedagógicas estão em constante evolução. Utilizamos as mais recentes pesquisas e referências para promover uma educação para um mundo complexo e em transformação.

APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS E COMPREENSÕES 
DE LONGO PRAZO (ENDURING UNDERSTANDINGS) 

A aprendizagem por competências parte da premissa que precisamos trabalhar conhecimentos, habilidades, atitudes e reflexão sob a ótica de um conjunto aplicado de grandes competências essenciais. Para desenvolver um trabalho por competências é necessário adotar um formato de apresentação de conteúdos, avaliação e didática que partam de uma matriz curricular e expectativas de aprendizagem essenciais.

 

APRENDIZAGEM ATIVA BASEADA EM PROJETOS

Aprendizagem ativa envolve criatividade, pesquisa e profundidade. Aprender com projetos significa dar relevância para as experiências vividas na escola, contextualizar os conteúdos, aplicar as competências e desenvolver o jeito único de cada estudante ser e se expressar no mundo, garantindo que ao longo da trajetória escolar eles consigam transferir as aprendizagens do ambiente da escola ao mundo real.

 

EMBASAMENTO DE PRÁTICAS NA CIÊNCIA DA APRENDIZAGEM

Nos últimos 30 anos as contribuições da neurociência, psicologia e economia foram decisivas para a pedagogia. Novas informações e estudos conduzidos sobre como a aprendizagem acontece no cérebro são parte fundamental de como pensamos nossa didática e prática. A parceria com o Teachers College, da Columbia University, tem como objetivo garantir a atualidade da nossa proposta.

AVALIAÇÕES QUE CONTEMPLEM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ESTUDANTE

A aprendizagem do estudante acontece dentro e fora da escola em processos complexos e interativos, na relação com os outros e consigo mesmo. A avaliação deve ser vista como uma tomada de perspectiva momentânea, em uma jornada contínua que contemple a riqueza deste processo e garantindo também informações detalhadas sobre os fundamentos apreendidos.

 

PRÁTICAS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SÓCIO EMOCIONAL E ÉTICO

Estudantes são seres integrais e a escola é o ponto de referência de desenvolvimento dos mesmos. É nesse espaço que contextualizamos suas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e sua reflexão ética. A prática docente e a rotina da escola são desenhadas para atender as dimensões de corpo, mente, cognição e emoção.

 

HOMOLOGIA DE PROCESSOS

Homologia de processos fala que a escola e o educador devem ser exemplo dos valores que cultivam em seus estudantes. Ser uma escola que decide “walk the talk” implica em organizações distintas, em práticas constantemente avaliadas e formatos que garantam a coerência do nosso espaço, funcionamento e organização às experiências de aprendizagem que propomos.

 

PARCERIA COM PAIS E RESPONSÁVEIS

A parceria com pais e responsáveis só se constitui na transparência, na disponibilidade de ter conversas francas e na responsabilidade de nossas decisões. Comunicação e convivência precisam ter espaços espontâneos e institucionais que valorizem os mesmos princípios, sempre abertos para o diálogo construtivo da escola que queremos criar.

 

20210504_155427.jpg
Apresentação sem título-8.jpg
UMA ESCOLA A SERVIÇO DO MUNDO

A Educação tem papel fundamental na construção da sociedade que queremos. Entender que nossa escola e seus agentes estão a serviço de um mundo interconectado realça os cuidados que temos com o nosso espaço coletivo, dentro e fora da escola, e que os princípios que nos sustentam sejam representados diariamente em nossas ações.

O Hiboo promove diversas atividades multietárias, espelhando a realidade das relações e comunicações na vida e fazendo com que as crianças aprendam umas com as outras, desenvolvam sentido de grupo, responsabilidade e gentileza, entre outras capacidades.

Currículo

Nosso currículo foi desenvolvido a partir de referências de excelência, respeitando a BNCC, o Common Core State Standards, o American Education Reaches Out e o Quadro Comum Europeu e contempla uma matriz desenvolvida por profissionais da Hiboo School, Camino School e do Teachers College, da Columbia University. Dá liberdade para desenvolver uma aprendizagem bilíngue e consistência aos projetos e experiências de aprendizagem.

O currículo é vivo, baseado em habilidades, aprendizagem ativa,  e em projetos PBL (Project Based Learning). Por um lado, a flexibilidade da escolha dos componentes curriculares permite adaptação, atualização e inovação constantes, construindo práticas pedagógicas e objetivos de aprendizagem alinhados à realidade, contexto e necessidade dos estudantes. Por outro lado, oferece ao corpo docente o respaldo e o rigor das matrizes curriculares de referência nacionais e internacionais, além de uma reflexão crítica e rigorosa sobre suas escolhas e sobre a forma de organizá-las e traduzi-las em práticas pedagógicas. 

A proposta contempla oficinas que enriquecem a rotina e potencializam as possibilidades de aprendizado: música, maker, corpo, teatro e circo.

O foco no desenvolvimento de competências e habilidades possibilitam o desenvolvimento de competências fundamentais, estruturantes, que podem ser sintetizadas nos 4 pilares do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI: 

Aprender a conhecer. Aprender a fazer. Aprender a conviver.

Aprender a ser.

Apresentação sem título-2.jpg

Saiba mais sobre o ensino bilingue.

IMG_5775.jpg